Apesar das perdas e da retórica o ISIS aguenta-se

syria18

crédito antiwar.com

Apesar da retórica da administração Obama relativa às perdas sofridas pelo ISIS –  menos território (40%), recursos financeiros, recrutas e capacidade militar devido à pressão dos ataques aéreos e operações terrestres – , o movimento terrorista logrou lançar um conjunto de novas ofensivas, tanto na região do Curdistão iraquiano como agora na Síria central, onde capturou o importante campo de gás natural de Shaer, a noroeste de Tadmur (Palmyra), um dos maiores da Síria. O ISIS teve a posse deste campo em 2014, se bem que por pouco tempo, tendo-o perdido para as forças de Damasco, mas sem nunca ter desistido de o retomar. Nos últimos dias, numa ofensiva mais agressiva e eficaz do que as anteriores, o ISIS inverteu a situação em Shaer, abatendo cerca de 30 militares da coligação síria (R+6) e capturando o seu armamento.

fonte: http://news.antiwar.com/…/isis-seizes-key-east-syria-gas-f…/

Na província de Latakia, um grupo considerável de jihadistas turcomanos foram filmados no início desta semana a infiltrar-se no país, provenientes da Turquia, não podendo crer-se que os serviços de segurança e de informações turcos não tenham nada a ver com a manobra. Estes turcomanos engrossam as fileiras das forças extremistas que combatem a coligação de Bashar al-Hassad. Apesar de os movimentos jihadistas não anunciarem nos seus canais nenhuma futura ofensiva contra as forças do governo, devemos registar o timing e a oportunidade destes reforços à jihad, num momento em que as forças armadas da Síria se debatem com grandes dificuldades em outras frentes, designadamente na de Tadmur (Palmyra).

 

Entretanto o caos do Iraque soma e segue, tanto em Bagdade como na remanescente parte do território que não está na posse do ISIS.
MC
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s