Serão os EUA anti-xiitas?

A propósito da implementação do acordo nuclear com o Irão há uma pergunta que se impõe: porque é que os EUA têm parecido ser anti-xiitas ou anti-República Islâmica do Irão? Será apenas porque Israel e as monarquias do Golfo temem que o fim do isolamento internacional do Irão altere o equilíbrio geopolítico no Médio Oriente?

Continua por esclarecer desde 2003 – ano em que os EUA invadiram o Iraque depondo o regime baathista de Saddam Hussein que alegadamente constituía uma ameaça para toda a região – se os iranianos estiveram de alguma forma e alguma vez envolvidos num programa nuclear que não fosse para fins pacíficos.

Para além desta dúvida, atentemos nos seguintes factos: os atacantes, planeadores e financiadores dos ataques ao World Trade Center e Pentágono eram todos sunitas; o Estado Islâmico é uma organização sunita; a Frente Al-Nusra é sunita; a Central al-Qaeda é sunita; a al-Qaeda do Magrebe é sunita; a al-Qaeda da Península Arábica é sunita; o Boku Haram é sunita; a al-Shabbab é sunita; grupo Khorassan é sunita; a sociedade dos Irmãos Muçulmanos é sunita; o grupo Sayyaf nas Filipinas é sunita; os Taliban do Paquistão são sunitas; a Lashgar i Taiba é sunita; a Jemaa Islamiya é sunita; os Houthis são xiitas.

Forças xiitas bombardearam instalações americanas e francesas no Líbano (Beirute) em 1983. Foi há 33 anos. Muitos anos depois, milícias xiitas combateram as forças americanas no Iraque. O mesmo fizeram as forças sunitas. Presentemente, forças xiitas combatem o Estado Islâmico no Iraque e jihadistas sunitas na Síria.

Sendo este o quadro, há quem pergunte muito legitimamente porque é que os media norte-americanos e europeus persistem em descrever os xiitas como o lado negro do Mundo Islâmico. Será por causa do Hezbollah e do Hamas? Estes não constituem ameaça directa para os Estados Unidos nem para os países europeus.

MC

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s