Exigências políticas dos rebeldes sírios

Natureza do futuro estado sírio: Conselho da Oposição Síria, Exército Sírio Livre e Ahrar al-Sham concordam com a existência de um estado sírio unificado, independente e soberano. A natureza deste estado, porém, é objecto de muito debate. O Ahrar al-Sham pretende um estado islâmico na Síria. Como tal, é contra o estabelecimento de um estado sírio democrático e pluralista, o que é defendido pelo Conselho da Oposição Síria e pelo Exército Sírio Livre. O Ahrar al-Sham apenas permite um processo eleitoral destinado à selecção dos candidatos responsáveis pela implementação da lei Sharia e considera inaceitável “votar-se sobre a soberania da Sharia”.

Judiciário da futura Síria: Atento o desacordo relativo à natureza do futuro estado, os grupos salafitas-jihadistas e salafitas preconizam um estado pós-Assad regido pela Sharia, e provavelmente defenderão uma estrutura judicial de tribunais islâmicos no lugar de um sistema municipal (laico). A natureza do futuro sistema judiciário da Síria não é especificada pela maioria da restante oposição; a maior parte dos grupos apela meramente a que o futuro sistema seja independente de qualquer futuro chefe de estado. A ambiguidade deixa margem para que os elementos da linha dura da oposição armada com uma determinada visão de um sistema baseado na Sharia possam formatar as futuras estruturas judiciais.

Total destruição do regime: A Jabhat al-Nusra (JN) e outros elementos jihadistas aliados, como sejam a Jund al-Aqsa e Hizb al-Tahrir, rejeitaram a conferência de Riade e recusaram a possibilidade de qualquer trégua ou acordo político com o regime sírio. Mantêm exigências radicais, incluindo a da destruição do regime e de todas as instituições. Abu Muhammad al-Joulani, o líder da JN, acusou de “traição” os grupos que se fizeram representar em Riade e alvitrou que não têm “capacidade para implementar nada no terreno”. A Nusra realizou no noroeste da Síria pelo menos uma acção de protesto contra a conferência de Riade.

fonte: Institute for the Study of War

Post anterior sobre a conferência de Riade

MC

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Exigências políticas dos rebeldes sírios

  1. Será que o regime Sírio alguma vez vá ter um regime politico de acordo com a vontade da maioria dos seus cidadãos e respeitado pelos restantes? E como se afere esta vontade sem dar a liberdade de escolher a todos incluindo as mulheres? Vai o ocidente manter o estatuto de refugiados aos Sírios caso não reconheça o regime que vier a se adoptado como democrático? Pode a Europa continuar a ter esta pressão das migrações caso isso venha a acontecer?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s