Rojava: unificação dos enclaves curdos

12313546_1004678089575261_8092505180596432854_n

“O PYD não hesitará em cooperar com Damasco e Moscovo no norte da Síria se a Turquia e os EUA continuarem a opôr-se à unificação dos enclaves curdos.” – https://www.washingtoninstitute.org/…/syrias-kurds-are-cont…

Num minuto, para perceber melhor quem é o PYD, por remissão para outras organizações e partidos curdos:

KDP, Partido Democrático do Curdistão. É presentemente a facção dominante no Curdistão iraquiano, um feudo do clã Barzani, dirigido pelo presidente da região, Masoud Barzani, que é filho de um combatente da resistência que comandou a luta contra Bagdade. É pro-capitalismo, pro-Ocidente e próximo da Turquia.

PUK, União Patriótica do Curdistão. É a segunda facção do Curdistão iraquiano e um feudo de um clã rival, os Talabani. Jalal Talabani foi figura de proa no parlamento do Iraque até há pouco tempo. Tem laços com o Irão mas não é anti-Ocidental.

PKK, Partido dos Trabalhadores do Curdistão. Partido marxista que travou uma luta sangrenta com a Turquia desde 1984. Quer mais autonomia para os curdos no sudoeste do país. Liderado por Ocalan, que foi preso pelos turcos em 1999.

PYD/YPG, Partido da União Democrática e o seu movimento armado, as Unidades de Protecção do Povo. Tem-se aproveitado da guerra na Síria para criar um mini-estado no norte, à volta de três cantões, um dos quais muito falado desde o ano passado: Kobane. É considerado muito próximo do PKK e subordinado deste.

KNC, Conselho Nacional Curdo. Coligação de partidos curdos da Síria não alinhados com o PYD/YPG. Próxima do KDP de Barzani, é alegadamente uma ferramenta deste para disputar com Ocalan a liderança do universo curdo.

MC

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s