Cimeira da Oposição síria em Riade

Os curdos sírios, principal força que se opõe no terreno ao Estado Islâmico, não participaram porque não foram convidados. O ISIS e a al-Qaeda também não, como é óbvio. Não houve mulheres presentes.

Os organizadores-patrocinadores Sauditas tentaram “subornar” os 116 delegados para que chegassem a uma posição comum. Os delegados islamitas opuseram-se a que se utilizasse a palavra “democracia” no comunicado final, tendo-se recorrido à expressão “mecanismo democrático”.

O representante da Ahrar al-Sham, organização rebelde que combate Assad mano-a-mano com a Jabhat al-Nusra (al-Qaeda na Síria), assinou o acordo. Mas a sua liderança, que esteve ausente, criticou o resultado alcançado e declarou-se contra, exigindo a criação de um estado islâmico alinhado com a crença militante salafita. Ben Hubbard, do New York Times, twittou que parece existir uma clivagem entre a liderança política da Ahrar e os militares.

Decidiu-se convocar outra cimeira para seleccionar uma comissão de 33 delegados que reunirá e escolherá os 15 elementos que farão parte da equipa de negociações com o governo.

Os governantes wahabitas da Arábia Saudita e do Qatar querem que a Ahrar al-Sham faça parte da solução síria. Assim sendo, contrataram “think tanks” ocidentais, como a Brookings Doha, para propagandear que a Ahrar pertence à oposição “moderada”, o que é risível pois ombreia no combate ao regime sírio com a al-Qaeda e executa civis por serem “infiéis”.

No mínimo, a situação da Ahrar é desconfortável. Se continua na conferência para negociar com o regime arranja problemas com a aliada al-Nusra (al-Qaeda). Se não participa, indispõe os financiadores sauditas e qataris.

MC

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s